sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MULHERES LAUREADAS COM O PRÊMIO NOBEL DA PAZ

Como exemplo das mulheres que ganharam o prêmio nobel temos:
Wangari-Maathai na Província Central do Quênia, então colônia britânica. Sua família pertence á Kikuyu, o mais numeroso grupo étnico do país, por volta de 1943, a família se transfere para uma fazenda no Vale do Rift, perto da capital onde o pai encontrara trabalho. No fim de 1947, Wangari volta com sua mãe, já que não havia escola na fazenda.
Em 1956 concluiu a escola primária e foi admitida em um colégio católico para menina. Depois de concluir os estudos secundários, em 1959, Maathai pretendia ingressar na Universidade da África Oriental. Porém, recebe uma bolsa da Fundação Joseph P. Kennedy Jr. E com outros trezentos quenianos, pode prosseguir seus estudos nos EUA a partir de setembro de 1960. Em 1964, torna-se a primeira mulher da África Oriental a obter o bacharelado em biologia.
Em 1966, obtém o mestrado em biologia pela Universidade de Pittsburgh e, em seguida, trabalha como pesquisadora em medicina veterinária na Alemanha, em Munique e Giessen. Foi a primeira mulher na África Oriental e Central a receber o grau de doutora naquela universidade, onde também se tornou professora de anatomia veterinária. No ano de 2002, em dezembro, nas primeiras eleições livres do seu país, foi eleita membro do Parlamento queniano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário